Translate

terça-feira, 27 de maio de 2014

QUAL FACULDADE ESTUDAR NA ARGENTINA?

Como prometi aqui vai meu relato sobre as duas faculdades mais frequentadas  por Brasileiros: UBA e Barceló.

          A UBA é pública, gratuita, não exige domínio do idioma para se matricular, é a faculdade de mais prestígio na Argentina e está também entre as de mais prestígio da América Latina, os pontos positivos que mais atraem os brasileiros são esses, mas como nem tudo é um mar de rosas, vamos falar também dos pontos que devem ser levados em consideração antes de qualquer tomada de decisão. É a que tem o pré grado mais longo com duração de um ano, consta de seis matérias: matemática, química, Sociedad y Estado, e IPC, mais biologia tendo como pré requisito aprovar química e biofísica tendo como pré requisito aprovar matemática. É também o mais difícil e fator que leva a muitos desistirem e desanimarem. Terminando o CBC começa o CÍCLO BIOMÉDICO(3 anos) e CÍCLO CLÍNICO(3 anos) mais um ano de rotatório em hospital, somando toda a carreira 8 anos se tudo correr bem. Medicina não é um curso fácil mas o prestígio da UBA exige da instituição manter o nível de exigência alto e cobrar mais de seus alunos. 

             A Barceló não é pública nem gratuita a mensalidade está em torno de R$550 a 600,00 reais, também não exige o domínio do idioma para realizar a matrícula, o pré grado equivale ao primeiro ano e consta de uma introdução ao curso propriamente dito. Alguns professores da UBA são docentes da Barceló, alguns hospitais também são compartidos, e alguns dizem que o curso é mais fácil de fazer se bem que outros tantos discordam. Eu tenho amigos que estudam lá e não vejo diferença quando sentamos pra debater. O certo é que é um curso mais regular sem as armadilhas que tem a UBA para filtrar o número de alunos que devem passar para o ano seguinte. Essa regularidade ajuda a manter os planos no quesito fator tempo em sincronia com o planejado.

domingo, 4 de maio de 2014

          NÃO DEIXEM PRA FAZER AS INSCRIÇÕES DE ÚLTIMA HORA!!!


            A UBA tem incrementado novas normas para os estrangeiros que estão vindo estudar aqui na Argentina, devido ao número de candidatos que a cada ano vem crescendo vindo dos países limítrofes, para cursar as mais variadas carreiras que esta instituição oferece. Muitos vêm estudar na UBA pelo prestígio que esta instituição tem no exterior, é pública, com sistema de ingresso mais democrático e sem concorrência por não possuir um sistema de vagas limitadas como nosso brasileiro, com o nosso vestibular.
    As inscrições que estão sendo aceitas são de aqueles que apresentarem o HISTÓRICO/CERTIFICADO escolar legalizado no país emissor e no Ministério de Educação da Argentina. Então para aqueles que decidirem fazer a documentação de última hora infelizmente terão de cursar pelo sistema UBA XXI que é virtual tipo um supletivo mas com o mesmo conteúdo do CBC presencial e provas também parecidas. A vantagem de cursar o CBC presencial para os estrangeiros principalmente para os brasileiros é que facilita na adaptação ao ritmo de estudo e enfoque didático, além da aprendizagem do idioma.

PARA MAIS ESCLARECIMENTOS É SÓ NOS ENVIAREM UM EMAIL, RESPONDEREMOS A TODOS COM PRAZER.