Translate

domingo, 22 de janeiro de 2012

CUSTO DE VIDA

Afirmar que o custo de vida para se viver na Argentina é baixo, é incorrer num equívoco psicológico de um câmbio desvalorizado, porque com uma precificação dolarizada, onde um real compra 2,40 pesos e um dólar compra, 4,33 pesos, nos dá uma sensação errônea de barato.
Num primeiro momento ao desembarcarmos e irmos fazendo as comparações de preços, temos a falsa sensação de que tudo aqui é mais barato e visualizamos uma contaebilidade em nossas mentes, que em poucos dias vamos nos dando conta, não fecha. Essa realidade é mais evidente para aqueles que vieram com o intuito de passar uma temporada mais longa que um passeio turístico. Mas dá pra se viver confortavelmente mesmo com parcos recursos. O aluguel de um apartamento tipo kitnet 500 dólares americanos, e os anúncios são assim mesmo, frizam os dólares americanos. Um ap. quarto sala de 750 a 1200 em moeda americana, lembren-se. O metro teve um pequeno aumento em relação a 31 de dezembro de 2011, subiu 127% de 1,10 peso para 2,50 peso. E a promessa é que vem muito mais surpresas, já que muitos serviços e produtos são subsidiados e governo está com um plano de retirada desses subsídios. Mas é um remédio amargo necessário. Então as contas para fincar residência aqui, ou esttudar aqui têm que serem mais amplas e com sobras para suprir estas surpresas.
Esta publicação não tem a intenção de desestimular, mas sim alertar aqueles que estão vindo a fazerem um melhor planejamento, pois tenho visto muito voltarem desiludidos por não terem planejado uma vinda fundamentada financeiramente.

Nenhum comentário: