Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

Qual o grau de dificuldade? 


Ao chegar aqui na Argentina nos deparamos com uma realidade diferente da ideia que fazemos quando lemos os anúncios de MEDICINA SEM VESTIBULAR, nos é vendida a ideia que é só matricular-nos e começar a cursar. Do ponto de vista de um argentino é assim. Porque ao escolher uma carreira e começar a fazer o pré grado, que está no lugar do vestibular, onde você não concorre a uma vaga, mas se identifica com o curso a seguir cursando, descobrindo a vocação, já é considerado como o início do curso propriamente dito. Mas para nós brasileiros, que não compartilhamos esse mesmo ponto de vista, e que compramos o pacote "MEDICINA SEM VESTIBULAR" nos deparamos que as facilidades antes imaginadas não é assim tão evidente depois de começarem a cair as escamas do imaginado.


Esta é uma estatística arbitrária, de cada 100 brasileiros que vêm 90 voltam, ou seja, apenas 10% ficam para estudar e os outros voltam para casa. Os motivos são diversos, mas o mais evidente é justamente o pré grado, principalmente para quem decide cursar a UBA, onde o pré grado é considerado dos mais difíceis entre as universidades. Depois o método de ensino e avaliação, isso para todas faculdades tanto pública quanto privadas que é diferente do método que estamos acostumados no Brasil. Também tem o lado financeiro onde a uma primeira vista tudo parece mais barato devido ao câmbio favorável, mas aos poucos vamos nos apercebendo que não é tão favorável assim, mas sobre isso falaremos em outra publicação.


O pré grado da UBA Universidad de Buenos Aires, uma das melhores faculdades da América Latina, consiste em cursar seis matérias: matemática, química, biofísica, biologia, pensamento científico (filosofia) e sociedade e estado, que estuda a história da formação do estado argentino. Temos que alcançar 13 pontos em duas avaliações com uma média de 6,5 pontos cada, onde para tirar um quatro temos que ter uma media de acertos de mais de 50% das questões. Muitos desistem antes das parciais por não conseguirem assimilar os assuntos, mas é durante a primeira avaliação que  a estatística acima é corroborada e ocorre uma desistência massiva onde muitos voltam ao Brasil e outros com mais recursos migram para as faculdades privadas, por ter um pré grado mais "fácil", assim mesmo entre aspas. Porque as dificuldades com o método de ensino e avaliação continuam e enquanto não nos encontrarmos adaptados continuará sendo um fator para desistência, bem como as muitas opções que nos são oferecidas de todos os lados, como uma faculdade mais fácil aqui e acolá, a chamada dos pais e amigos que ficaram no Brasil, a saudade, e muitos outros fatores que tiram o foco de todos que decidem vir estudar aqui.


Estudar aqui, seja numa faculdade pública ou privada, implica sempre estar focado naquilo que viemos buscar, estar determinado, fechar os ouvidos para todas as vozes que nos chamam para caminhar por outros caminhos, ou seja, temos que andar em linha reta sempre e sempre.

Nenhum comentário: