Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Revalidação dos diplomas estrangeiros é destaque de fórum do CFM
04/05/2012 16h01
Estão abertas as inscrições para o III Fórum Nacional de Ensino Médico, previsto para ocorrer em Brasília (DF), nos dias 5 e 6 de julho. (clique aqui para fazer sua inscrição) O encontro destaca a necessidade da adoção de critérios rigorosos e transparentes para validação de diplomas de Medicina obtidos em países estrangeiros. Dentre os temas debatidos está a análise do estágio atual do Projeto REVALIDA.
 
“Pela segurança da sociedade, o reconhecimento e a validação dos diplomas estrangeiros devem ocorrer somente após analise curricular e documental e realização de exames dos candidatos”, defendeu o vice-presidente do CFM, Carlos Vital Lima.
 
Além do Conselho Federal de Medicina (CFM), o encontro terá a participação dos diversos segmentos envolvidos na temática, como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM), os ministérios da Educação e Saúde, universidades, conselhos regionais de medicina e outras entidades médicas.
 
Declaração – Em abril o CFM divulgou uma carta - assinada por 17 países da América Latina, Caribe e Península Ibérica – solicitando que as entidades médicas devem integrar as comissões de reconhecimento de diplomas, cujo processo deve acontecer em ambiente que garanta sua publicidade e transparência.
 
O documento titulado Declaração de Florianópolis reforça que o monitoramento dos fluxos de migração médica, com controle de entrada e saída de profissionais entre os países, deve ser implementada, possibilitando o exercício da Medicina apenas aos candidatos que, mesmo após validação de seus títulos, estejam inscritos nas entidades médicas reguladoras dos países.
 
 

Nenhum comentário: