Translate

segunda-feira, 21 de maio de 2012

" SONHO DE ESTUDAR MEDICINA II"

PRÉ GRADO DA UBA (CBC), vamos esclarecer o que é isso.
O CBC Ciclo Básico Comum é o pré grado que se tem que fazer qualquer aspirante a uma das diversas carreiras ou faculdades que a Universidade de Buenos Aires tem a disposição. Consta de seis matérias: três específicas referente à carreira que se almeja cursar e três obrigatórias de maneira general, no caso da carreira de MEDICINA, Química, Biofísica e Biologia celular como as três específicas e Filosofia da Ciência (IPC), Sociedade e Estado (história da formação e história política do estado argentino até os dias atuais) e matemática. Consta de dois quadrimestres, um no primeiro semestre do ano e outro no segundo. Cada matéria consta de duas parciais (provas) e uma final. Para se aprovar direto tem que alcançar uma média de 6,5 pontos em duas parciais ou uma média de 4,0 para ir a final que também aprova com 4,0. Até aqui tudo bem não parece ter dificuldade, mas como disse parece porque a realidade é outra até mesmo para muitos que sabem as matérias como dizemos na ponta da língua.
Falando em língua é uma dificuldade que não é levada em conta no início por causa da inocente ideia de que o idioma é tão parecido, que não se deve levar em conta. Realmente o idioma é muito parecido mas não é igual, apesar de ter as mesmas raízes latinas que confere essa aproximação, e isso complica muita gente nas matérias que exigem domínio da escrita como Sociedad y Estado e IPC.
Uma outra dificuldade até mesmo para aqueles que têm domínio dos assuntos são os métodos, as maneiras, de  como os são cobrados nas parciais os assuntos estudados. Muito diferente de como nos são cobrados no Brasil e que pega muita gente pelo pé nas primeiras parciais (provas), estou incluído entre esses. E é justamente depois das primeiras parciais que muitos desistem da UBA, uns vão embora, outros migram para faculdades privadas ou até mesmo públicas com um pré grado mais fácil. Os que ficam têm que ter a força de vontade de procurar se adaptar a esta realidade acadêmica que é transferida e até mesmo aprofundadas depois de concluída a fase do pré grado.

Nenhum comentário: