Translate

domingo, 17 de junho de 2012


COMPRA DE VAGAS EM UNIVERSIDADES


Parabéns, para o MPF/RJ por atuar no combate a este ato ilícito e vergonhoso, mas que é algo corriqueiro. Eu estou estudando medicina aqui na Argentina e o que mais temos notícias é sobre essa vendas de vagas em universidades brasileiras. Os preços oferecidos aqui são de R$30.000,00 para uma faculdade particular e R$120.000,00 para uma faculdade pública. 
Abaixo segue link MPF/RJ.


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/mpf-rj-denuncia-quadrilha-de-venda-de-vagas-em-universidades

MPF/RJ denuncia quadrilha de venda de vagas em universidades

 
Acusados responderão por estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha.
O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro ofereceu denúncia criminal e pediu a prisão preventiva de uma quadrilha que vendia vagas em universidades públicas e particulares, em geral para cursos de medicina. Na Operação Vaga Certa, o MPF pediu a prisão preventiva de nove pessoas e oito mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Ceará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os réus responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e formação de quadrilha. O MPF já obteve o bloqueio das contas bancárias dos acusados, para assegurar o confisco do produto dos crimes.

O esquema funcionava desde 2004 mediante substituição do candidato por pessoa que fazia as provas em seu lugar portando documento de identidade falsificado. As vagas eram vendidas por valores entre 25 mil e 70 mil reais. Há provas da venda de pelo menos 20 vagas e de que os acusados receberam valores que, somados, ficam em torno de 500 mil reais.

As investigações começaram por iniciativa do MPF com interceptações telefônicas e incluíram quebras de sigilo bancário e fiscal.

"Há dois aspectos negativos na atuação da quadrilha: a contratação de universitários para substituir os candidatos que compravam as vagas e o fato de as vagas compradas serem para cursos de medicina. O dano para a sociedade é duplo: corrompem-se exames vestibulares e abrem-se as portas para médicos com formação básica deficiente", ressalta o procurador da República responsável pela denúncia, Marcello Miller.


Gabriela Levy
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2107-9460/ 9488

Nenhum comentário: