Translate

quinta-feira, 28 de junho de 2012

CUSTO DE VIDA PARA ESTUDAR NA ARGENTINA

          Algumas pessoas têm me perguntado sobre o custo de vida para estudar aqui na Argentina, já escrevi sobre esse tema, mas o momento atual requer uma nova edição para a nova realidade da conjuntura econômica que estamos vivendo aqui desde a virada do ano 2011/2012.
          No final do ano passado entrou em vigor uma lei provisória restringindo a compra de dólares de maneira indiscriminada, antes podíamos ir a qualquer banco ou casa de câmbio apresentando um documento de identificação argentino ou CI brasileira e adquirir os dólares necessários para pagamento dos aluguéis de apartamento, uma exigência da maioria dos proprietários dos apartamentos denominados temporários por causa do seu destino turístico, por isso mais caros, mas que somos obrigados a alugá-los devido as imposições e burocracias que nos impede de cumprir as exigências requeridas para firmar um contrato de aluguel, e também mais cômodos por que já vêm mobiliados. 
          Com o impedimento de adquirir os dólares nas linhas oficiais, muitos foram forçados a buscar esses dólares no mercado negro, com ágio de mais de 20% em alguns casos. É claro que a conjuntura econômica externa também tem contribuído para aumentar o custo de vida dos estudante brasileiros aqui na Argentina. Com a valorização do dólar no Brasil na ordem de mais de 30% em 12 meses, tendência não seguida na mesma proporção pela Argentina que têm um câmbio semi-flutuante, mas totalmente controlado pelo governo, que no mesmo período desvalorizou o peso apenas 7% frente ao dólar. 
         Diante desse panorama eu posso dizer que com menos de $1000,00 dólares mensais é difícil viver comodamente aqui. Mas nós brasileiros somos criativos e conseguimos fazer muito com pouco.

Nenhum comentário: